Parceiros

crmentz
Farmacia

Galeria

Pesquisa

Aniversários/Setembro


Dia 1º
Julio C. R. Santos

Dia 02
Ivanir Gregori
Zelonir A. M. Costa

Dia 03
Bruno S. Leites
Carlos E. Simon
Cristhian F. Oliveira
Paulo R. C. Cardoso

Dia 04
Ilson M. Soares
Jose E. Calza

Dia 05
Diego A. Hermel
Luis E. C. Silveira
Rogerio F. Gonçalves

Dia 08
Fabiano W. Escobar

Dia 09
Adriano R. Silva

Dia 10
Gildo Bagatini
Luis H. Petry
Marcelo O. Silva

Dia 11
Anderson Camassola

Dia 12
Evander Bica

Dia 14
Carlos A. S. Bittencourt

Dia 15
Inacio M. Silva

Dia 16
Maicon F. Silva

Dia 17
Eder D. Zanella

Dia 19
Antonio J. P. Albornoz
Everton S. Oliveira
Vinicius C. Costa

Dia 20
Adriano Sajonc
Gilberto S. Cardoso
Jose J. Silveira
Marcos A. Sacon
Sidnei S. Brum

Dia 21
Demodio L. S. Wagner

Dia 22
Jonatan Ceconi

Dia 23
Valdir Vioni

Dia 26
Tiago Philereno
Lucas B. Beschorner

Dia 27
Anderson M. Correa
Mario I. Rocha

Dia 28
Luiz A. Muhle

Dia 30
Peterson L. Regert


Tempo

Temp: °
Sensação: °
Umidade: %
Velocidade:  
Direção.: °
Barôm.:  
Mais detalhes

Eventos

 Ago   Set 2014   Out
DSTQQSS
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930 
VLSI Behavioral Synthesis

RSS

Cachoeirinha fica com a taça do Feminino de Várzea
15 de setembro de 2014 - 09:50
feminino_A equipe de Cachoeirinha sagrou-se campeã da 1ª Copa de Futebol Feminino de Várzea ao vencer a equipe de Ijuí pelo placar de 4x1. O confronto realizado no domingo, 14,  no campo do Esporte Clube São José, em Porto Alegre, foi comandado por Alessandro Mocelin no apito, Luiza Reis e Andreza Mocelin, nas assistências, e Ariela Duarte como  4º árbitro. “Foi um show de arbitragem dos nossos associados. Estão todos de parabéns”, disse Carlos Castro, presidente do Sindicato, que acompanhou a decisão juntamente com o vice, Paulo Margal, e o Diretor Técnico, Carlos Kruse.
Mais fotos


Apito do Brasileirão - 22ª rodada da Série B
Nesta terça-feira Diego Almeida Real, Jorge Eduardo Bernardi e Lúcio Beiersdorf Flor formam o trio de arbitragem do jogo ABC X Ponte Preta, que será realizado a partir das  21h50 na Arena das Dunas, em Natal. Para ver a escala dos demais jogos, clique
aqui.


Apito do Brasileirão - 22ª rodada da Série A
Nesta quarta-feira, 17, Anderson Daronco, José Javel Silveira e José Eduardo Calza formam o trio principal da equipe de arbitragem sorteada para atuar na partida entre Palmeiras e Flamengo, prevista para iniciar às 22 horas no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Fabrício Neves Correa e Luis Teixeira Rocha marcarão presença junto às balizas exercendo as funções destinadas aos árbitros adicionais. Na quinta-feira, a partir das 20h30, Daniel Nobre Bins e Alexandre Barreto serão, respectivamente, o quarto árbitro e o assessor de arbitragem da CBF no jogo Grêmio X Santos, que acontece na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O árbitro principal será o mineiro Ricardo Marques Ribeiro. Para ver a escala dos demais jogos, clique
aqui.

 
Bola na mão ou mão na bola estão dando o que falar
O ex-presidente do SAFERGS, Carlos Simon, sob a luz de quem apitou três Copas do Mundo, apresenta sua interpretação de uma regra sempre debatida a exaustão no planeta da bola. Clique
aqui e confira.


Couto Pereira é o 'pior estádio' do Brasileiro
Somente um chuveiro no vestiário, impressora sem papel e ainda notebook que não funciona. Para os árbitros, o estádio Couto Pereira pode ser considerado o mais difícil de trabalhar no Brasileiro. A conclusão foi tirada a partir de levantamento realizado pelo ESPN.com.br analisando as súmulas de todos os jogos até a 20ª rodada da competição e os registros feitos pelos profissionais.Nenhum outro palco apresentou mais reclamações.A casa do Coritiba foi citada em três partidas, superando em termos de insatisfação o Barradão, do Vitória, a Arena Condá, da Chapecoense, e a Ilha do Retiro, do Sport, com duas, cada. O Atlético Paranaense também foi mencionado por duas vezes, porém, em um de seus compromissos, mandava longe de casa, no estádio Willie Davies, em Maringá-PR, por conta de punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.



 

Outras notícias da bola e do apito

Curso de formação de árbitros em Fortaleza
A escola de arbitragem Professor Alzir Brilhante (EFAAB) abriu inscrições para o curso de formação de árbitros. A capacitação, que conta com o apoio da Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol (FCF), oferece 50 vagas. A atividade tem duração de 11 meses. Para participar, é preciso ter pelo menos 16 anos, ter o ensino médico completo e não possuir antecedentes criminais ou civis. Além disso, é preciso pagar a taxa de R$ 50 e preencher a ficha de inscrição. Os candidatos passaram por um processo seletivo, que conta com prova escrita, que versa sobre conhecimentos da Língua Portuguesa, de Futebol e uma redação, marcada pra o dia 26 de setembro. Das 50 vagas, 10 são direcionadas a alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor) e 5 reservadas para alunos da Escola Estadual de Segurança Pública (Aesp), que são parceiras da Escola de Arbitragem. As 35 vagas restantes são abertas aos demais candidatos. Clique
aqui e confira o edital.


Mais janelas de trabalho para o associado

contrato_castroFoi assinado no último dia 05/09/2014, na sede do SAFERGS o contrato de prestação de serviços de arbitragem entre o Sindicato e a Associação Esportiva Recreativa Cultural, Beneficente e Assistencial dos Ex-atletas profissionais de Canoas, para o Campeonato Estadual de Várzea. Com isso, amplia o campo de trabalho para os associados tanto da capital como também do interior. Na foto Carlos Castro, presidente do SAFERGS, juntamente com o presidente da Associação, Sérgio Garcia, por ocasião da assinatura do referido contrato.



Vídeo-árbitro poderá ser testado na França
Frédéric Thiriez, presidente da liga francesa, está disposto a testar o vídeo-árbitro numa das próximas edições da Taça da Liga. O dirigente gaulês juntou-se assim a Joseph Blatter, presidente da FIFA, que anunciou a novidade há dias. Na conferência da Soccerex, em Manchester, o líder do organismo máximo do futebol mundial, claramente em campanha para a sua quinta eleição consecutiva, divulgou a sua ideia. Cada treinador terá a oportunidade, uma ou duas vezes em cada partida, de parar o jogo e pedir ao árbitro para rever algum lance em vídeo. Nesse caso, o juiz poderá voltar atrás na sua decisão. No fundo, algo parecido com o que acontece em vários desportos nos Estados Unidos. Blatter quer mesmo testar esta novidade já em 2015, na Nova Zelândia, durante o Mundial de sub-20. Frédéric Thiriez está de acordo com a novidade e propõe a Taça da Liga francesa para teste, recordando que a mesma competição foi pioneira, há alguns anos, no sistema interno de comunicação entre árbitros. Já Michel Platini, presidente da UEFA, voltou a revelar-se contra qualquer tipo de tecnologia no futebol. “Prefiro usar o dinheiro que se gastaria com isso no futebol de formação. Estou satisfeito com a experiência dos cinco árbitros na Liga Europa, os erros praticamente desapareceram”, comentou o dirigente.

Fonte: Jornal Record



Os segredos da súmula

pereira_Para quem não sabe, a súmula da partida é um documento oficial tão importante quanto apitar bem o jogo. Neste espaço que já foi de papel e agora é preenchido online, para que as informações sejam disponibilizadas até quatro horas após a partida, constam as relações dos jogadores que irão participar da partida, nome dos membros das comissões técnicas e ali devem devem ser relatados todos os fatos que acontecem antes, durante e após a partida. Confira no blog de Márcio Chagas da Silva, analista da RBS TV, os desafios da súmula que determinaram a punição à equipe de arbitragem liderada pelo goiano Wilton Pereira Sampaio no jogo Grêmio X Santos, formada pelos assistentes catarinenses  Kléber Lúcio Gil Carlos Berkenbrock e, na condição de quarto árbitro o gaúcho Roger Goulart. Clique aqui.


ANAF recorrerá para garantir trabalho aos árbitros punidos  pelo STJD
A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) informa que, apesar de não concordar, respeita a decisão da 3ª Comissão Disciplinar do STJD. Decisão esta que puniu de forma severa o quarteto de arbitragem que atuou na partida entre Grêmio x Santos, válida pela Copa do Brasil. Entretanto, a ANAF, face a possibilidade legal de recurso e efeito suspensivo previstos no CBJD, protocolará, através de seu departamento jurídico e dentro do prazo legal, a medida adequada para poder devolver o quanto antes o direito ao trabalho dos árbitros suspensos em 1a. instância, e espera ver, em seguida, revertidas as citadas punições. A entidade informa ainda que continua acreditando como sempre acreditou na Justiça Desportiva deste país, e clama para que o Tribunal Pleno do STJD entenda pela absolvição do quarteto de arbitragem. Aos olhos da ANAF, o quarteto apenas cumpriu com o seu papel em campo, e relatou tudo que pode dentro de suas limitações humanas e limitações impostas pelo regulamento das competições.



Terra

Globo

Folha

Lance



MARCA DA CAL

O jornal apresenta matéria especial sobre o curso de arbitragem voltado para mulheres, ministrado pelo Departamento Técnico do Sindicato. Na entrevista, o professor Neco fala dos desafios do futebol feminino no RS. As ações sobre a profissionalização também estão na edição. 

 marca_agoset_14
Edições anteriores


pdf marca_da_cal  mar_abr_2014
pdf marca_da_cal
 nov_dez_2013
pdf
marca_da_cal
 jan_fev_2013
pdf marca_da_cal
 nov_dez/2012
pdf marca_da_cal
 jul_ago/2012
pdf marca_da_cal
 mai_jun/2012
pdf marca_da_cal
 mar_abr/2012
pdf marca_da_cal
 jan_fev/2012
pdf marca_da_cal
 set_out/2011
pdf
marca_da_cal  jul_ago/2011
pdf marca_da_cal
 mai_jun/2011
pdf
marca_da_cal
 mar_abr/2011
pdf marca_da_cal  jan_fev/2011
pdf marca_da_cal  dezembro/2010
pdf marca_da_cal
 outubro/2010
pdf marca_da_cal  agosto/2010
pdf marca_da_cal  junho/2010
pdf marca_da_cal abril/2010
pdf marca_da_cal  fevereiro/2010
pdf marca_da_cal   janeiro/2010
pdf marca_da_cal dezembro/2009 
pdf marca_da_cal jul/ago_09
pdf marca_da_cal  junho/2009 
pdf  marca_da_cal março/2009
pdf marca_da_cal  fevereiro/2009
pdf  marca_da_cal dezembro/2008
pdf marca_da_cal
novembro/2008
pdf marca_da_cal
outubro/2008
pdf marca_da_cal
setembro/2008
pdf marca_da_cal agosto/2008
pdf marca_da_cal
julho/2008
pdf marca da cal
junho/2008
pdf marca_da_cal maio/2008
pdf marca_da_cal
março_abril/2008
pdf marca_da_cal fevereiro/2008 
pdf marca_da_cal
janeiro/2008 
pdf marca_da_cal nov/dez/2007
pdf marca_da_cal outubro/2007
pdf Marca_da_Cal setembro/2007
pdf Marca_da_Cal agosto/2007
pdf Marca_da_Cal julho/2007
pdf Marca_da_Cal junho/2007
pdf Marca_da_Cal_ maio/2007
pdf Marca_da_Cal abril/2007
pdf Marca da Cal março/2007
pdf Marca da Cal fevereiro/2007 
pdf Marca da Cal dezembro/2006 











DIRETORIA INFORMA

  • 11 de setembro: Dia do Árbitro
    apito2Parabéns aos árbitros e assistentes, ativos e inativos, pela passagem desta data comemorativa. O 11 de setembro é uma justa homenagem a nossa categoria, que segue trabalhando pelo cumprimento das regras do jogo e lutando pela valorização da profissão, ainda não regulamentada.


 

  • RELATÓRIO DO ÁRBITRO DE FUTEBOL: Algumas recomendações
  • relatorio-auditoria
    Considerando que diversos árbitros vem sendo denunciados junto ao TJD(Tribunal de Justiça Desportiva-RS) com base no artigo 266 do CBJD (relatório falho ou incompleto), alertamos para alguns detalhes que devem ser observados na descrição do fato gerador de infrações disciplinares. Os requisitos exigidos pelo CBJD são aqueles que caracterizam a infração, como: atingir, com um chute, um adversário, na canela direita, causando-lhe fratura exposta, na presença da bola, mais as circunstâncias agravantes ou atenuantes (exemplo: infração cometida com o auxílio de objeto não permitido como equipamento para o jogador). Por Ademar Pedro Scheffler, advogado do SAFERGS.
    Leia mais 


  • Alerta do Departamento Jurídico
    Considerando que, nos últimos meses,diversos árbitros tiveram problemas com danificação de veículos, inclusive quando estacionados dentro dos Estádios de futebol, alertamos para que os veículos que conduzem árbitros aos jogos sejam estacionados em locais seguros, a fim de que não possam ser alvo de torcedores e dirigentes das equipes envolvidas na competição.


  • Utilização dos uniformes
  • Desde a posse da atual diretoria, os associados foram informados que os uniformes distribuídos pelo Sindicato só poderiam ser utilizados nas competições  da FGF ou nos jogos administrados pela nossa Entidade. Nesse sentido, a diretoria reafirma que até o final de julho seguirá apenas alertando àqueles  que descumpriram esta deliberação. Após 1º de agosto de 2014, todos os casos de descumprimento serão encaminhados ao Conselho de Ética do SAFERGS para avaliação pertinente.

 

  • Depto Técnico democratiza conhecimento das Regras do Jogo
  • A diretoria do Sindicato definiu quem são os integrantes do Departamento Técnico da entidade. São eles Luiz Abel Ferreira de Souza, Adão Alípio Soares, Carlos Kruse e Luiz Augusto Muhle. Por oportuno, informamos que o Departamento Técnico está disposição da comunidade esportiva gaúcha para ministrar palestras, cursos e orientações sobre arbitragem de futebol em qualquer localidade do estado. Os membros do departamento estão promovendo nas delegacias do SAFERGS, junto com os responsáveis pelo Departamento do Interior, palestras sobre as novas normas de estabelecidas pela FIFA para serem aplicadas pelos profissionais do apito e das bandeiras quando na mediação das partidas de futebol. 


  • Unidade sindical
  • A diretoria ressalta que o fardamento fornecido pelo Sindicato aos associados deve ser utilizado somente nas competições promovidas pela CBF, FGF e nos torneios, campeonatos e eventos esportivos cuja arbitragem seja da responsabilidade do SAFERGS.

  • Participação democrática
  • A diretoria do SAFERGS comunica que é aberta a participação de todos os associados nos campeonatos cuja arbitragem é responsabilidade da entidade, em razão de contratos firmados. Para se habilitar à escala, árbitros e assistentes devem comunicar sua intenção e disponibilidade à secretária do Sindicato, pessoalmente ou através do telefone (051) 3226-0150 ou do email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . Participar de tais competições proporciona não apenas uma bem-vinda renda extra, como se constitui numa excelente oportunidade para acúmulo de experiência a aprimoramento profissional.

  
ESCALAS DO SINDICATO
    Tendo em vista os diversos campeonatos cuja arbitragem é administrada pelo SAFERGS, a diretoria enfatiza aos associados a importância de participar de tais competições. Para isto, basta deixar o seu nome na lista da secretaria do Sindicato. Além de proporcionar experiência aos iniciantes, estes jogos são oportunidades valiosas para o aprimoramento físico-técnico. 


 Legislação
Filie-se

logo_anaf_02 fgf conmebolcbf
Av. Borges de Medeiros, 308, SL 141/142 - Porto Alegre - RS CEP 90.020-020
Fone: (051) 3226-0150. Fax: 3227-9074