Parceiros

crmentz
Farmacia

Galeria

Pesquisa

Aniversários/Abril


Dia 4

Antonio M. Rosa
Eduardo M. Oliveira
Ilson S. Ramires
Rafael M. Nunes
Dia 5
Mateus Selke
Rodrigo M. Tedesco
Dia 7
Andreza V. Mocelin
Dia 8
Jarles V. Dreissig
Dia 9
Tiago Rodrigues
Dia 11
Alduino Mocelin
Cássio P. Dornelles
Daniel B. S. Braga
Dia 12
Douglas D. Paes
Dia 13
Cleiton Pache
Dia 14
Elio Nepomuceno Junior
Dia 15
Ronaldo F. Espilmann
Dia 16
Denis Grasso Alves
Dia 16
Manoel F. Santos
Dia 17
Cristiano I. Pinto
Jonathan B. Pinheiro
Dia 18
Heber M. Fernandes
Vitor Piekatoski
Dia 20
Paulino F. Pinto
Dia 22
Daniel Brondani
Dia 23
Daniel G. Fraga
Dia 24
Luiz Cunha Martins
Marcelo F. Fischer
Vinicius P. Santos
Dia 25
Jorge E. Bernardi
Dia 26
Eduardo Maia Luz
Felipe C. Scipioni
Dia 27
Fernando L. Bertin
Dia 28
Emerson Kronbauer
Fabricio J. Villa
Marcio H. Castelli
Dia 29
Carlos H. Selbach
Dia 30
Igor B. Freitas


Tempo

Temp: °
Sensação: °
Umidade: %
Velocidade:  
Direção.: °
Barôm.:  
Mais detalhes

Eventos

 Mar   Abr 2014   Mai
DSTQQSS
   1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
Blog Resources

RSS

Apito gaúcho no Brasileirão
16 de abril de 2014 - 15:53
chicoO Campeonato Brasileiro 2014 começa no próximo final de semana e a CBF já divulgou a escala de arbitragem dos dez jogos da primeira rodada. Às 18h30 de domingo, dia 20, Anderson Daronco estará no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para comandar o apito na partida entre Flamengo e Goiás. Ele será auxiliado pelos paulistas Danilo Manis e Carlos Nogueira Junior. O demais integrantes da equipe de arbitragem são Wales de Souza (DF), Paulo Vollkopf (MS) e Rafael Diniz (DF), que atuarão, respectivamente, como quarto árbitro e árbitros assistentes.


No sábado, dia 19, Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (foto) e Alexandre Barreto estarão no Estádio Beira-Rio trabalhando como quarto árbitro e assessor de arbitragem, sucessivamente, no jogo entre as equipes do Internacional e do Vitória da Bahia. A partida começa às 18h30. No mesmo dia, às 21 horas, Fabrício Neves Correa, Marcelo Barison e José Antonio Chaves Franco Filho formam o trio principal da arbitragem do jogo que vai colocar em lados opostos do campo da Arena Condá, em Chapecó, as equipes do Chapecoense e do Coritiba. O catarinense Bráulio Machado será o quarto árbitro. Os gaúchos Jean Pierre Gonçalves Lima e Márcio Coruja serão os árbitros adicionais. Todos os jogos são válidos pela Série A da competição. Para ver a escala dos demais jogos, clique
aqui.


Apito gaúcho no Ca-Ju da Série C do Brasileirão
No sábado 26 de abril Francisco de Paula dos Santos Silva Neto, Maurício Coelho Silva Penna, Carlos Henrique Selbach e Luis Teixeira Rocha formam o quarteto de arbitragem do clássico entre Caxias e Juventude, que acontece no Estádio Alfredo Stédile, o Centenário, a partir das 16 horas. Leonel Pandolfo será o assessor de arbitragem. A partida faz parte da primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Para ver a escala dos demais jogos, clique aqui.


Márcio Chagas entre os Melhores do Gauchão 2014
chagas_melhor_2A Seleção do Campeonato, promovida pela Federação Gaúcha de Futebol, foi conhecida na segunda-feira, 14, em evento realizado no Hotel Sheraton,  em Porto Alegre. Márcio Chagas da Silva foi escolhido como o melhor árbitro da competição. Ao Márcio, os parabéns da diretoria do SAFERGS por esta merecida premiação.
Mais


 

Outras notícias da bola e do apito

Caso Márcio Chagas: Pleno corrige sentença
No dia 10, o Pleno do TJD/FGF julgou os recursos impetrados pela Procuradoria do órgão, SAFERGS e também pela equipe Passo Fundo, e decidiu penalizar o Esportivo em R$ 30 mil de multa, perda de mando de campo por seis jogos e perda de nove pontos. Assim, o clube foi rebaixado e terá que disputar a Divisão de Acesso no próximo ano. Com isso, o Pleno corrigiu a sentença estabelecida em primeira instância, mantendo a tradição gaúcha de servir de exemplo ao resto do Brasil. Durante a partida contra o Veranópolis, dia 5 de março, o árbitro Márcio Chagas sofreu insultos racistas feitas pelos torcedores do Esportivo. O caso ganhou dimensão nacional e comoveu o país. “Era a oportunidade de dar um exemplo contra esses insultos. Nossa Justiça Desportiva não me decepcionou e mostra que as manifestações de cunho racista terão sim, uma resposta a altura e mesmo sabendo, que cabe ao Desportivo o direito de recorrer ao STJD”, argumentou Carlos Castro, presidente do SAFERGS.  Ele projetou que Supremo “saberá, a exemplo do nosso Tribunal, confirmar e estabelecer uma jurisprudência em casos como este”.  Depois de enaltecer a atuação do nosso Departamento Jurídico, o presidente do Sindicato, agradeceu a todos, que junto com a diretoria do SAFERGS, souberam mostrar unidade e força em todas as etapas dessa conquista. “Valeu a luta”, exaltou.



Após ofensa árbitro expulsa repórter
Um fato inusitado aconteceu no estádio Presidente Vargas, em Santa Maria na noite de sábado, dia 12, no intervalo do jogo entre Inter de Santa Maria e União Frederiquense, válido pelo Campeonato Gaúcho de Divisão de Acesso. O árbitro Cristiano dos Santos, expulsou o repórter da Rádio Luz e Alegria, Lucas Faustino, de Frederico Westphalen. O árbitro considerou inadequado o questionamento que o repórter fez sobre o critério adotado na marcação dos dois pênaltis contra o União Frederiquense. Logo após o questionamento, o juiz chamou o delegado da Federação Gaúcha de Futebol e expulsou o profissional de campo. Em entrevista a Rádio Imembuí, de Santa Maria, o árbitro disse que foi ofendido pelo repórter: "O colega de vocês da imprensa veio na carona de outra pergunta sobre que critério eu tinha utilizado para marcas os pênaltis. A orientação é para gente não falar de questões técnicas. No momento que eu falei isso, o rapaz da imprensa, já identificado, me ofendeu. Aí saiu do campo profissional e foi para o pessoal. Baseado no artigo 30 do regulamento tomei a decisão" - resumiu o árbitro a emissora.


Desabafo machista
Durante uma partida válida pelo hexagonal do Campeonato Catarinense no sábado 5 de abril, o técnico do Juventus, Celso Teixeira, protagonizou um episódio de machismo e desrespeito, envolvendo a bandeirinha da partida. No duelo contra a Chapecoense, o treinador reclamou de um lance com a auxiliar Maira Americano Labes e acabou sendo expulso. Na saída ele decidiu mandar um recado de gosto duvidoso para a profissional. Após o árbitro da partida, Paulo Henrique Godoy Bezerra, mostrar o cartão vermelho, Celso precisou ser retirado pela Polícia Militar. Segundo a súmula da partida, no momento da saída o técnico teria se dirigido à bandeirinha e dito a frase: “Vou sair, sua gostosa." A auxiliar de arbitragem Maira Americano Labes preferiu minimizar o episódio. Ela acredita que no calor do jogo, as palavras foram utilizadas de maneira errada. "Não foi um assédio dentro de campo. Foi apenas um desabafo, xingamento, talvez colocado de maneira errada. De maneira nenhuma ele quis falar das características da mulher, falou porque simplesmente eu era uma pessoa da arbitragem", avaliou a assistente. "Ele reclamou pela situação do time." Para a auxiliar, a adrenalina pode ter influenciado. "Era um jogo de decisão, jogo quente, que o time precisava da vitória, então isso alterou", acrescentou Maira. "Ele é um bom profissional, se está ali é porque deve ser, mas de forma alguma eu levei para esse lado que estão falando", enfatizou. O Juventus terminou a competição rebaixado para a Segunda Divisão, depois de perder para o Brusque pelo placar de 3 a 2 na última rodada.
Fontes: Bhaz e Vavel



Como acabar com o agarra-agarra?
Em todo jogo do futebol brasileiro é sempre a mesma polêmica: o agarra-agarra dentro da área gera um debate sem fim. Mas como acabar com a prática? O ex-árbitro e comentarista Arnaldo Cezar Coelho afirmou no que a solução está prevista na regra do esporte, e que basta aos árbitros em campo a utilizarem. "A Regra 12 diz que é proibido segurar o adversário, se segurar é tiro livre direto. Mas tem também na mesma Regra 12, e que pouca gente sabe, que pode 'advertir o jogador com cartão amarelo que continuar a segurar o adversário antes de a bola ser colocada em jogo'. Isto é, há uma falta na lateral da área e o juiz já avisa que não quer agarramento, porque já estão se agarrando, mas não é para advertir de forma verbal, a regra é clara, ela diz que é para advertir com cartão amarelo, mesmo que a bola já esteja parada. Se isso acontecer vai acabar com o vício do futebol brasileiro. Nós estamos diante de uma Copa do Mundo, vamos começar o Campeonato Brasileiro no dia 20, e se os árbitros não tiverem essa instrução da CBF, esse vício vai piorar" ressaltou o comentarista. Leia a matéria completa
aqui.


Seminário na Suíça prepara árbitros do Mundial
Árbitros e assistentes da Confederação Africana de Futebol (CAF), da Confederação da América do Norte, América Central e Caribe (Concacaf) e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) se reuniram na sede da Fifa em Zurique, na Suíça, para um seminário preparatório para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, que durou uma semana. Este é o segundo grupo a passar pelo curso, após aquele que contou com juízes da Europa e da Ásia em março. Entre os dias 7 e 11 de abril, os 16 árbitros e 27 assistentes passaram por diversos testes médicos, físicos e técnicos para que fosse possível conhecer suas atuais condições. Assim como no seminário de março, o fair play foi o principal foco, já que a proteção dos jogadores e da imagem da modalidade foi a prioridade ao longo da semana. "Para mim, é uma das mensagens mais importantes que precisamos dar ao mundo e aos jogadores. Iremos ao Brasil, um dos países mais famosos e importantes do futebol", disse o diretor de arbitragem da Fifa, Massimo Busacca. "Precisamos ter fair play e respeito. As situações podem acontecer em menos de um segundo para um árbitro, e às vezes eles não têm o melhor ângulo. Por isso, é importante colaborar. Os jogadores têm que entender que o futebol é uma coisa que precisar ser curtida, e não destruída. Às vezes, se não existe fair play, para um árbitro é muito difícil tomar a decisão certa", concluiu o homem forte da arbitragem na Fifa. Sandro Ricci, que viajou do Brasil para participar do evento, foi só elogios ao nível de preparação proporcionada. "É uma grande oportunidade para que todos nós troquemos experiências. Estamos todos nos preparando para esta Copa do Mundo, que será única. Por isso, estamos conversando e aprendendo muito juntos. Tenho certeza de que eu e meus colegas estaremos bem preparados para este desafio", disse o árbitro do Distrito Federal.
Fonte: Fifa


 
Racismo é falta grave
banner_fgfEste é o título da campanha desencadeada pela Federação Gaúcha de Futebol que irá tratar do racismo nos estádios de futebol do Rio Grande do Sul. A campanha terá várias ações e ativações nos estádios na luta contra o racismo.



Campanha da OAB
banner_racismo_5
Cartaz da campanha da OAB-RS contra o racismo, que tem Márcio Chagas da Silva como tema.




FGF homenageia a brilhante trajetória de Altemir
A Federação Gaúcha de Futebol homenageou o assistente de arbitragem Altemir Hausmann antes da bola rolar entre Internacional x Penharol, no último domingo, dia 6, em partida válida pela comemoração da reabertura do Estádio Beira Rio em Porto Alegre. Na ocasião, Altemir, que deixou a arbitragem no final do ano passado por ter atingido a idade limite de 45 anos, recebeu das mãos do presidente da FGF Francisco Novelletto uma placa em agradecimento pelos  relevantes serviços prestados ao futebol gaúcho, brasileiro e internacional. 



Nota de falecimento (01)
Morreu na manhã de sexta-feira, 11, o ex-técnico do Grêmio Paulo Sérgio Poletto, aos 72 anos. O sepultamento se deu no sábado em Arroio do Meio, no Vale do Taquari. Poletto foi técnico de dezenas de clubes no Brasil e no exterior. Também foi responsável por conduzir o Ypiranga de Erechim de volta à Série A em 1989. Ele atuou ainda como jogador no Inter, foi professor e deixa um vasto círculo de amigos, especialmente, no mundo do futebol. “Uma personagem querida, um amigo da arbitragem, correto e digno. Vai deixar muitas saudades”, disse Carlos Castro, presidente do SAFERGS. 


Nota de falecimento (02)
Com pesar que informamos o falecimento da esposa de nosso amigo e colega José Cardoso da Rosa, a Sra Jussara da Rosa. O corpo será velado no Cemitério Santo Antônio, na cidade de Canoas e o enterro será as 16 horas. Ao José Cardoso e sua família nossas condolências.



Terra

Globo

Folha

Lance



DIRETORIA INFORMA

  • A diretoria informa que, por conta da Paixão de Cristo e do feriado de Tiradentes, o expediente do SAFERGS funcionará até as 19h de quarta-feira,16/04, retornando às atividades normalmente na terça-feira, 22/04.

  • Homenagem às mães
  • danca_Sindicato promove jantar dançante com a Banda Master’s para homenagear as mães. O evento se dará no dia 9 de maio, às 20h30, no Grêmio Expedicionário Sargento Geraldo Santana, na Rua Luiz de Camões, 337, Bairro Santo Antônio, em Porto Alegre. Os associados poderão adquirir os convites na secretaria do SAFERGS.

 

  • Qualificados para a arbitragem da CBF
    teste_010414Os nove árbitros e os 12 assistentes gaúchos do quadro da CBF foram aprovados nos testes físicos, realizados na manhã desta terça-feira, 1º de abril, na pista do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre. O árbitro de Santa Catarina, Kleber Lúcio Gil, participou e foi aprovado na atividade. Da mesma forma, Leandro Vuaden, que, em teste diferenciado, também superou as marcas determinadas pela FIFA e se qualificou para seguir apitando nas competições nacionais e internacionais. Dois assistentes, Tatiana Jacques de Freitas e João Lúcio de Souza, em processo de recuperação de lesões, não completaram os testes. Eles serão submetidos a uma nova bateria dentro de 30 dias. As provas, comandadas pelo professor Nascimento da FGF, foram supervisionadas por Paulo Jorge Alves e Márcio Veri Brandão, instrutores, e Luiz Cunha Martins, integrante da Comissão de Arbitragem da CBF. O presidente do Sindicato, Carlos Alberto Nunes da Castro, e o vice, Paulo Margal Miranda, acompanharam e deram suporte ao desenvolvimento dos testes. O ex-assistente e instrutor de arbitragem, Carlos Kruse, e o presidente da Comissão de Arbitragem da FGF, Luiz Fernando Gomes Moreira, também marcaram presença na atividade.

    Mais fotos

  • Reteste físico do SAFERGS
  • reteste_220314No sábado, 22,  foi realizado o reteste físico  do SAFERGS, na pista de atletismo do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre. Na ocasião, foram avaliados nove associados com 100% de aprovação. "Os destaques do teste foram Gomercindo Silva e José Antônio Nunes com uma performance extraordinária. Parabéns a todos que participaram da atividade organizada pelo nosso Sindicato", ressaltou Carlos Castro, presidente do SAFERGS.

  • Teste físico da letra "C"
  • testeA atividade foi realizada na sexta-feira, 21, no CETE, e contou com a participação de 14 árbitros e 23 assistentes, sendo um reprovado.
 

  • Apito do SAFERGS em Capão do Leão
  • A partir do dia 16 de março mais uma competição vai movimentar o futebol amador da zona sul do estado. Trata-se do Campeonato Municipal de Capão do Leão, que será disputado por seis equipes. O SAFERGS, através da delegacia de Pelotas, terá a responsabilidade de administrar e efetivar a arbitragem do evento.

  • Unidade sindical
  • A diretoria ressalta que o fardamento fornecido pelo Sindicato aos associados deve ser utilizado somente nas competições promovidas pela CBF, FGF e nos torneios, campeonatos e eventos esportivos cuja arbitragem seja da responsabilidade do SAFERGS.

  • Participação democrática
  • A diretoria do SAFERGS comunica que é aberta a participação de todos os associados nos campeonatos cuja arbitragem é responsabilidade da entidade, em razão de contratos firmados. Para se habilitar à escala, árbitros e assistentes devem comunicar sua intenção e disponibilidade à secretária do Sindicato, pessoalmente ou através do telefone (051) 3226-0150 ou do email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . Participar de tais competições proporciona não apenas uma bem-vinda renda extra, como se constitui numa excelente oportunidade para acúmulo de experiência a aprimoramento profissional.

   

MARCA DA CAL

O jornal reporta o processo eleitoral do SAFERGS, apresenta uma entrevista com o novo presidente eleito, Carlos Castro, e conta como foi o congresso da Anaf, a luta pela regulamentação da profissão e o evento que mobilizou a velha guarda do apito, em Porto Alegre.

 marca_da_cal_11_12_2013
Edições anteriores


pdf
marca_da_cal
 jan_fev_2013
pdf marca_da_cal
 nov_dez/2012
pdf marca_da_cal
 jul_ago/2012
pdf marca_da_cal
 mai_jun/2012
pdf marca_da_cal
 mar_abr/2012
pdf marca_da_cal
 jan_fev/2012
pdf marca_da_cal
 set_out/2011
pdf
marca_da_cal  jul_ago/2011
pdf marca_da_cal
 mai_jun/2011
pdf
marca_da_cal
 mar_abr/2011
pdf marca_da_cal  jan_fev/2011
pdf marca_da_cal  dezembro/2010
pdf marca_da_cal
 outubro/2010
pdf marca_da_cal  agosto/2010
pdf marca_da_cal  junho/2010
pdf marca_da_cal abril/2010
pdf marca_da_cal  fevereiro/2010
pdf marca_da_cal   janeiro/2010
pdf marca_da_cal dezembro/2009 
pdf marca_da_cal jul/ago_09
pdf marca_da_cal  junho/2009 
pdf  marca_da_cal março/2009
pdf marca_da_cal  fevereiro/2009
pdf  marca_da_cal dezembro/2008
pdf marca_da_cal
novembro/2008
pdf marca_da_cal
outubro/2008
pdf marca_da_cal
setembro/2008
pdf marca_da_cal agosto/2008
pdf marca_da_cal
julho/2008
pdf marca da cal
junho/2008
pdf marca_da_cal maio/2008
pdf marca_da_cal
março_abril/2008
pdf marca_da_cal fevereiro/2008 
pdf marca_da_cal
janeiro/2008 
pdf marca_da_cal nov/dez/2007
pdf marca_da_cal outubro/2007
pdf Marca_da_Cal setembro/2007
pdf Marca_da_Cal agosto/2007
pdf Marca_da_Cal julho/2007
pdf Marca_da_Cal junho/2007
pdf Marca_da_Cal_ maio/2007
pdf Marca_da_Cal abril/2007
pdf Marca da Cal março/2007
pdf Marca da Cal fevereiro/2007 
pdf Marca da Cal dezembro/2006 











ESCALAS DO SINDICATO
    Tendo em vista os diversos campeonatos cuja arbitragem é administrada pelo SAFERGS, a diretoria enfatiza aos associados a importância de participar de tais competições. Para isto, basta deixar o seu nome na lista da secretaria do Sindicato. Além de proporcionar experiência aos iniciantes, estes jogos são oportunidades valiosas para o aprimoramento físico-técnico. 


 Legislação
Filie-se

logo_anaf_02 fgf conmebolcbf
Av. Borges de Medeiros, 308, SL 141/142 - Porto Alegre - RS CEP 90.020-020
Fone: (051) 3226-0150. Fax: 3227-9074