Parceiros

Farmacia
crmentz
S.O.S Consultas Médicas

Galeria

Pesquisa

Aniversários/Maio


Dia 01
Leirson P. Martins

Dia 02
Dione R. Lopes

Dia 03
Edison A. Silva
Elissandro S. Santos

Dia 04
Nicolas F. Almas

Dia 05
José M. S. Weinert

Dia 06
Denis M. M. Silva

Dia 07

Dakimalo  G. Gomes
Marco A. N. Magalhaes
Marcus  V. O. Santos

Dia 08
Fabrício N.  Correa

Dia 12
Adão R.. Poitevin

Dia 13
Justimiano A. Gularte
Sandro  J. Cardoso

Dia 14
Daniel S. Noronha
Fabricio H. Gomes
Juarez  M.  Junior

Dia 15
Ilton M. A. Souza
José A. S. Nunes

Dia 16
Leonir S. Machado

Dia 17

Adilson  I. F. Morais
Claudio  L. M. Gonçalves

Dia 19
Charles M.  Lemos

Dia 20
Marcelo  I. D. Neto

Dia 22

Flavio E. P. Teixeira

Dia 24
Cleber G. Flores
Maicon  Stormowski
Vinicius J.  Oliano

Dia 26
Leandro J. Alflen

Dia 29
Jean S. Batista

Dia 30
Luiza  N. Reis

Tempo

Temp: °
Sensação: °
Umidade: %
Velocidade:  
Direção.: °
Barôm.:  
Mais detalhes

Eventos

 Abr   Mai 2015   Jun
DSTQQSS
   1  2
  3  4  5  6  7  8  9
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
SVTechie High Level Synthesis

RSS

Daronco e Barison: os melhores do Gauchão 2015
04 de maio de 2015 - 08:05
barison_castro_daroncoEm votação secreta, jornalistas esportivos elegeram a seleção do Campeonato Gaúcho e indicaram Valdívia como destaque da competição. Jô, do São José, levou a premiação pelo gol mais bonito do Gauchão, de bicicleta, no 4 a 4, contra o Colorado no estádio Beira-Rio. O União Frederiquense ganhou a taça de clube mais disciplinado no estadual. A seleção do Gauchão 2015 ficou assim: goleiro Bruno Grassi (Cruzeiro); zagueiros, Pereira (Juventude) e Rhodolfo (Grêmio); laterais, Rafael Forster (Brasil-PEL) e Hélder (Juventude); volantes, Malcon (Grêmio) e Rodrigo Dourado (Inter); meias, Paulo Baier (Ypiranga) e D'Alessandro (Inter); atacantes, Valdívia (Inter) e Michel (Passo Fundo. Técnico, Luis Antonio Zaluar, ex-Cruzeiro e atualmente no Caxias. O árbitro FIFA Anderson Daronco e o assistente Marcelo Barison foram contemplados com a taça de melhores do apito e da bandeira do Gauchão. A premiação se deu na noite desta segunda-feira, 4, na festa de inauguração da nova sede da Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre. Na foto, Barison, Carlos Castro, presidente do SAFERGS, e Daronco.


Radialistas destacam Jean Pierre
O Aspirante FIFA Jean Pierre Gonçalves Lima também mereceu destaque nas avaliações pós-campeonato; ele foi eleito o melhor árbitro da competição pelos profissionais da equipe do Futebol da Rádio Gaúcha, de acordo com informações do analista da emissora, jornalista Diori Vasconcelos. Confira:

1º – Jean Pierre Lima (Asp. Fifa) – 7,3
2º – Anderson Daronco (Fifa) – 7,1
2º – Leandro Vuaden (Fifa) – 7,1
3º – Daniel Bins (CBF) – 6,8
4º – Francisco Neto (CBF) – 6,6
5º – Luis Teixeira Rocha (CBF) – 6,6
6º – Roger Goulart (CBF) – 6,5
7º – Márcio Coruja (CBF) – 6,2
8º – Diego Real (CBF) – 6,1
9º – Daniel Soder (FGF) – 6

Fonte: Blog do Diori


O apito da Divisão de Acesso
Inicia nesta quarta-feira, dia 6, a segunda fase do Campeonato Estadual da Divisão de Acesso. A primeira rodada encerra na quinta-feira dia 7 com o duelo entre as equipes do São Luiz e do Panambi, a partir das 20 horas em Cruz Alta. O comando da equipe de arbitragem será de Tiago Rodrigues, que terá o auxílio de Cristiano Ivan Eckert e Rui Renato Garcia Vergara Junior nas laterais do gramado. As funções destinadas ao quarto árbitro serão executadas por Cristiano da Silva Santos. Para ver a escalação da arbitragem dos demais jogos, e também da 10ª rodada do Campeonato Estadual de Juniores e de três jogos atrasados do Campeonato Estadual Juvenil A, clique aqui.


Brasileiros na Libertadores
Na quinta-feira, dia 7 de maio, Anderson Daronco será o representante solitário da arbitragem gaúcha nos jogos que acontecem no meio da semana válidos pela Copa Libertadores da América. Ele será o quarto árbitro no jogo em que o Wanderers, do Uruguai, encara o Racing, da Argentina. A chefia do apito estará a cargo do carioca Péricles Bassols Cortez, que terá as assistências do paulista Emerson de Carvalho e baiano Alessandro Rocha Matos nas laterais do gramado. O assessor de arbitragem escalado pela Conmebol será o uruguaio Juan Cardellino. A partida começa ás 18h45 na capital do Uruguai, Montevidéu. Clique aqui para ver a escala dos demais jogos.


Grêmio x Ponte Preta inaugura novo horário no Brasileirão
O Campeonato Brasileiro da Série A 2015 terá uma novidade. Será testado um novo horário para partidas aos domingos: 11 horas. O primeiro jogo no novo horário será Grêmio x Ponte Preta, dia 10 de maio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A ideia é que pelo menos uma partida de cada rodada seja realizada no domingo às 11 horas. A iniciativa da diretoria da CBF passará por um período de testes. Clique aqui para ver a tabela da primeira rodada, que inicia no dia 9 maio, sábado.


Apito gaúcho no Brasileirão - 1ª rodada
As 11 horas do domingo Dia das Mães, 10 de maio, Luis Teixeira Rocha e José Mocellin exercem, respectivamente, as funções de quarto árbitro e delegado da CBF no jogo em que Grêmio recebe a equipe da Ponte Preta na Arena tricolor. Os catarinenses Héber Roberto Lopes, Nadine Câmara Bastos e Carlos Berkenbrock formam o trio principal de arbitragem. No mesmo dia, às 16 horas, Anderson Daronco será o responsável pela aplicação das regras do jogo no confronto entre os times do Cruzeiro e do Corinthians, Marcelo Bertanha Barison e Rafael da Silva serão os assistentes nas laterais do gramado. A partida acontece na Arena Pantanal, em Cuiabá. Para ver a escala dos demais jogos clique aqui.Para ver a escala Série B, que começa no dia 8, sexta-feira, na qual nenhum gaúcho foi escalado, clique aqui.


"Leandro Vuaden e seus assistentes foram quase perfeitos"
vuaden_finalConfira a seguir a opinião de analista Diori Vasconcelos, do Grupo RBS, sobre o desempenho da equipe de arbitragem comandada por Leandro Vuaden no Gre-Nal que marcou o final do Gauchão 2015, com a conquista do título de campeão pelo Internacional. "Já havia sido assim na primeira partida, na Arena, quando o árbitro Anderson Daronco foi muito bem. No domingo, dia 3, não foi diferente no Beira-Rio. Leandro Vuaden e seus assistentes foram quase perfeitos. No gol do Grêmio, o assistente Marcelo Barison teve precisão absurda. O calcanhar de Alan Costa dava condição para Rhodolfo no cruzamento de Douglas. No final, aos 43 minutos, o zagueiro gremista passou do ponto na disputa com Sasha. Com a trava da chuteira, Rhodolfo deu um carrinho com muita força e atingiu o tornozelo do atacante, que já estava passando por ele. O vermelho  foi acertado. São pequenos os reparos que faria ao desempenho. Por exemplo, a falta mal marcada em Giuliano, aos 17 da etapa inicial, e o amarelo não aplicado em Geferson, aos 28 do 2º tempo. A vitória do Inter por 2 x 1, foi na bola. A decisão do Gauchão 2015 não passou pela arbitragem."
Foto: reprodução/Lauro Alves/AG RBS


O lado obscuro do Gre-Nal: ofensas verbais e das cadeiras voadoras
O árbitro Leandro Vuaden relatou na súmula que foi ofendido pelo médico do Grêmio, Márcio Bolzoni, durante o Gre-Nal 406, na final do Gauchão. As palavras relatadas no documento são fortes. “Expulsei também aos 89 minutos o sr. Márcio Augusto Bolzoni, médico da equipe do Grêmio por proferir o seguinte: ‘Tu é um ladrão safado, tava tudo armado né, colorado’”, escreveu Vuaden na súmula do jogo. O fato ocorreu logo após a expulsão do zagueiro Rhodolfo, por falta cometida em cima do atacante Eduardo Sasha. Na hora, Bolzoni deixou a casamata e partiu na direção de Vuaden, sendo expulso logo em seguida. Vuaden relatou também que torcedores do Grêmio arremessaram cadeiras contra a torcida do Inter. Confira a súmula  aqui.


Curso de arbitragem SME-SAFERGS

curso-onlineInicia nesta segunda-feira, dia  4 de maio. e prossegue até o dia 15 de junho a parte teórica do curso de arbitragem de futebol de campo que será ministrado pelo Departamento Técnico do SAFERGS por meio de parceria firmada com a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). As aulas teóricas acontecerão sempre às segundas-feiras. A segunda parte do curso será realizada nos dias 3 e 10 de agosto. Foram disponibilizadas 70 vagas para o curso. O Departamento Técnico do SAFERGS é formado pelos seguintes instrutores: Adão Alípio Soares, Luiz Augusto Muhle e Luiz Abel Souza. Os palestrantes da atividade serão: Carlos Castro, presidente do Sindicato, Paulo Margal Miranda, vice-presidente da entidade, os ex-árbitros, Carlos Simon e Leonardo Gaciba, além de Márcio Coruja e Leandro Vuaden, que seguem comandando o apito dentro das quatro linhas.


 

Outras notícias da bola e do apito

CBF pagará arbitragem da Série D do Brasileirão 2015
A CBF investe forte na organização do Campeonato Brasileiro das Séries C e D. Na edição 205 da série D, o presidente Marco Polo Del Nero autorizou acrescentar às diversas despesas arcadas pela arbitragem as relativas ao pagamento da arbitragem – serão 100 oficiais de arbitragem que participarão dos jogos por semana. O diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF, André Pitta Pires, assegura que a medida será de importância fundamental para os clubes participantes, principalmente aqueles de menor investimento. "A CBF assume mais uma obrigação, e os clubes ficam livres de mais uma despesa, o que servirá de alento para a saúde financeira, principalmente daqueles de menor porte espalhados por todo o Brasil." O Campeonato Brasileiro da Série D 2015 será disputado do dia 12 de julho a 15 de novembro. A tabela da competição será divulgada nos próximos dias pela CBF.

Fonte: CBF


Diagnóstico do apito brasileiro
Com o fase decisiva dos campeonatos estaduais, cresceram nos últimos dias as críticas ao trabalho da arbitragem no futebol brasileiro. Com medo de punições, os jogadores evitam o tema. O atacante Fred, por exemplo, foi penalizado por dois jogos e ficou fora da semifinal do Campeonato Carioca por críticas aos árbitros no Fla-Flu. O silêncio é um reflexo direto do documento divulgado pela Comissão Nacional de Arbitragem da CBF (Conaf) determinando mais rigor às punições por reclamação. Era um manifesto contra os "pitis". "A realidade é que estamos em um país em que é difícil ser autoridade, não se tem credibilidade. Por isso é difícil para o juiz trabalhar", disse Arnaldo Cézar Coelho, comentarista da Rede Globo. Como forma de se defender de tantas críticas, os árbitros cobram melhores condições de trabalho. A principal reivindicação é a profissionalização, ou seja, carteira assinada para que possam dedicar só ao seu trabalho. Esta é a principal luta dos sindicatos da categoria e da Associação dos Árbitros (Anaf) Segundo os sindicalistas, os árbitros profissionais teriam mais tempo para estudar, treinar e, com isso, apitariam melhor. Na verdade, a luta é para colocar em prática uma lei que já existe. Sancionada pela presidente Dilma Roussef, em 10 de outubro de 2013, a lei 12.867 regula a profissão do árbitro, mas, na prática, não pegou. Para Sérgio Correa, presidente da Conaf, o caminho da profissionalização é tortuoso. "Quem vai pagar essa conta? Além disso, árbitros profissionais não significam árbitros infalíveis. Até os atletas qualificados também erram", afirmou o dirigente.


Preparação

Para Arnaldo César Coelho, os brasileiros são bem preparados. "A qualificação dos árbitros está bem melhor do que há alguns anos. Antes, cada um fazia os seus próprios estudos. Eu mesmo estudava sozinho", disse o comentarista Roberto Perassi, diretor da escola de árbitros da Federação Paulista de Futebol (FPF), detalha a formação em São Paulo. Ao longo de um ano e meio, os árbitros estudam as 17 regras do futebol, fazem cursos práticos e um estágio supervisionado no qual trabalham nas categorias de base. "Todos os anos, os árbitros passam por avaliações teóricas, orais, além de testes físicos, médicos, psicológicos", afirmou o coronel Marcos Marinho, chefe da arbitragem da entidade. Para Perassi, o problema é de enfoque. "Os brasileiros erram tanto quanto os europeus. O que muda é a maneira de ver o erro. Lá, faz parte do espetáculo, tanto como erram os jogadores. Aqui, é visto como determinante para um resultado", disse o professor.
Fonte: Agência Estado/ Futebol Interior



Terra

Globo

Folha

Lance



DIRETORIA INFORMA

  • Jantar dançante em homenagem às mães
  • convite-mae Acontece no dia 9 de maio, um sábado, o jantar dançante em homenagem às mães promovido pelo Sindicato. Evento, que faz parte da agenda de atividades da entidade, se dará no Grêmio Expedicionário Sargento Geraldo Santana, em Porto Alegre. A Banda Master´s vai comandar o baile. Os convites estão à disposição na sede do SAFERGS. Valores: sócios/acompanhantes, R$ 30,00 e para os não sócios, R$ 40,00.

  • Prorrogadas as inscrições para Curso de Árbitros da FGF
    As inscrições para o Curso de Formação de Árbitros de Futebol de Campo promovido pela Federação Gaúcha de Futebol foram prorrogadas até 08 de maio. Poderão ser feitas na sede da FGF ou Delegacias da Região. Restrição de idade mínima 17 (dezessete) anos completos. Existem vagas para as seguintes Delegacias de Arbitragem: Bagé – 03 vagas; Caxias do Sul – 07 vagas; Cruz Alta – 03 vagas;Ijuí – 04 vagas; Pelotas – 08 vagas; Porto Alegre – 36 vagas; Santa Maria - 06 vagas. O valor da inscrição é R$ 170,00. Local de realização:  Nova Sede da FGF. Endereço: Avenida Ipiranga nº 10, Bairro: Praia de Belas. Para mais informações e download dos Editais e Regulamento clique
    aqui.

 

  • Confira os gaúchos que fazem parte da RENAF 2015
    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou na segunda-feira 4 de maio um oficio em seu site com a nova lista da Relação Anual de Árbitros de Futebol (RENAF), que fica vigente de abril de 2015 a março de 2016. A RENAF traz a lista de árbitros e árbitros assistentes que fazem parte do quadro de arbitragem da CBF e estão aptos a trabalhar em todas as competições de nível nacional. Na relação os árbitros são distribuídos de acordo com sua categoria na entidade, começando pelos Árbitros Internacionais (FIFA), os árbitros Aspirantes FIFA, os Especiais 1 e 2, CBF 1, 2 e 3, tanto para os homens, quanto para mulheres.Entre os gaúchos, integram a lista os árbitros Anderson Daronco, Leandro Vuaden (ambos do quadro FIFA), Jean Pierre Lima Gonçalves Lima (Aspirante FIFA), Fabrício Neves Correa, Diego Almeida Real (os dois na categoria CBF-1), Francisco de Paula dos Santos Silva Neto, Roger Goulart, Márcio Coruja, Luis Teixeira Rocha, Daniel Nobre Bins (todos da categoria CBF-2). Entre os árbitros assistentes constam os nomes de Rafael da Silva Alves (Aspirante FIFA), Marcelo Bertanha Barison e José Javel Silveira (categoria Especial-2), José Antonio Chaves Franco Filho, José Eduardo Calza, Alexandre Pruinelli Kleiniche e Lúcio Beiersdorf Flor (categoria CBF-1), Carlos Henrique Selbach, Maurício Coelho Silva Penna, Leirson Peng Martins e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (categoria CBF-2) e Antonio João do Prado Lima Albornoz (categoria CBF-3). A nova composição da RENAF conta com 468 árbitros e assistentes masculinos e 119 femininos, totalizando 587 profissionais. No quadro masculino, 40% são árbitros (187) e 60% são assistentes (281); entre as mulheres, 31% são árbitras (37) e 69% são assistentes (82). Para ver a lista completa, clique
    aqui.
    Fontes: com informações do Refnews e da CBF

 

 


 

MARCA DA CAL ESPECIAL

  • marca_da_cal__bannerEdição especial reportando o evento de comemoração dos 30 anos do SAFERGS. Cobertura da primeira Assembleia de Trabalho da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) de 2015, ocorrida nos dias 27 e 28 de março, no Hotel SESC Campestre, em Porto Alegre. Confira o Marca da Cal Especial em PDF, clique aqui.

MARCA DA CAL

Edição número 51 do jornal oficial do SAFERGS entrevista Anderson Daronco, árbitro FIFA do RS. Na capa, as informações da plenária de trabalho da Anaf, realizada em Porto Alegre. Na página 8, a ação do Sindicato em defesa do associado Francisco Neto, atacado pelo técnico do Grêmio, o “Felipão”.

 marca_final_03_151
Edições anteriores


pdf
marca_da_cal dez_jan_2014/15
pdf marca_da_cal  ago_set_2014
pdf marca_da_cal  mar_abr_2014
pdf marca_da_cal
 nov_dez_2013
pdf
marca_da_cal
 jan_fev_2013
pdf marca_da_cal
 nov_dez/2012
pdf marca_da_cal
 jul_ago/2012
pdf marca_da_cal
 mai_jun/2012
pdf marca_da_cal
 mar_abr/2012
pdf marca_da_cal
 jan_fev/2012
pdf marca_da_cal
 set_out/2011
pdf
marca_da_cal  jul_ago/2011
pdf marca_da_cal
 mai_jun/2011
pdf
marca_da_cal
 mar_abr/2011
pdf marca_da_cal  jan_fev/2011
pdf marca_da_cal  dezembro/2010
pdf marca_da_cal
 outubro/2010
pdf marca_da_cal  agosto/2010
pdf marca_da_cal  junho/2010
pdf marca_da_cal abril/2010
pdf marca_da_cal  fevereiro/2010
pdf marca_da_cal   janeiro/2010
pdf marca_da_cal dezembro/2009 
pdf marca_da_cal jul/ago_09
pdf marca_da_cal  junho/2009 
pdf  marca_da_cal março/2009
pdf marca_da_cal  fevereiro/2009
pdf  marca_da_cal dezembro/2008
pdf marca_da_cal
novembro/2008
pdf marca_da_cal
outubro/2008
pdf marca_da_cal
setembro/2008
pdf marca_da_cal agosto/2008
pdf marca_da_cal
julho/2008
pdf marca da cal
junho/2008
pdf marca_da_cal maio/2008
pdf marca_da_cal
março_abril/2008
pdf marca_da_cal fevereiro/2008 
pdf marca_da_cal
janeiro/2008 
pdf marca_da_cal nov/dez/2007
pdf marca_da_cal outubro/2007
pdf Marca_da_Cal setembro/2007
pdf Marca_da_Cal agosto/2007
pdf Marca_da_Cal julho/2007
pdf Marca_da_Cal junho/2007
pdf Marca_da_Cal_ maio/2007
pdf Marca_da_Cal abril/2007
pdf Marca da Cal março/2007
pdf Marca da Cal fevereiro/2007 
pdf Marca da Cal dezembro/2006 











DIRETORIA INFORMA

 

  • Unidade sindical
  • A diretoria ressalta que o fardamento fornecido pelo Sindicato aos associados deve ser utilizado somente nas competições promovidas pela CBF, FGF e nos torneios, campeonatos e eventos esportivos cuja arbitragem seja da responsabilidade do SAFERGS.

 

  • Escalas do apito e das bandeiras
  • Tendo em vista os diversos campeonatos cuja arbitragem é administrada pelo SAFERGS, a diretoria enfatiza aos associados a importância de participar de tais competições. Para isto, basta deixar o seu nome na lista da secretaria do Sindicato. Além de proporcionar experiência aos iniciantes, estes jogos são oportunidades valiosas para o aprimoramento físico-técnico.

  • Participação democrática
  • A diretoria do SAFERGS comunica que é aberta a participação de todos os associados nos campeonatos cuja arbitragem é responsabilidade da entidade, em razão de contratos firmados. Para se habilitar à escala, árbitros e assistentes devem comunicar sua intenção e disponibilidade à secretária do Sindicato, pessoalmente ou através do telefone (051) 3226-0150 ou do email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . Participar de tais competições proporciona não apenas uma bem-vinda renda extra, como se constitui numa excelente oportunidade para acúmulo de experiência a aprimoramento profissional.

  
 Legislação
Filie-se

logo_anaf_02 fgf conmebolcbf
Av. Borges de Medeiros, 308, SL 141/142 - Porto Alegre - RS CEP 90.020-020
Fone: (051) 3226-0150. Fax: 3227-9074