Parceiros

S.O.S Consultas Médicas
Farmacia
crmentz

Galeria

Pesquisa

Aniversários/Fevereiro


Dia 01

Celso L. Pastro
Nereu J. B. Oberto

Dia 02
Alisson C. Rosa

Dia 05
Conrado G. Leão
Guilherme A. Silva

Dia 07
Paulo H. F. Guimarães

Dia 09
Fabiano S. Guimarães

Dia 10
Ezequiel M. Silva
Vladimir S. Siqueira

Dia 11
Bruno P. França

Dia 12

Jeferson F. Zajonz
Vagner M. Luz

Dia 15
João L. M. S. Junior

Dia 17
Jean P. A. Campos
João R. Scherer
Luiz P. D. Rodrigues
Volnei T. Lucena

Dia 18
Eleno G.Todeschini

Dia 19
Everton A. Cardoso

Dia 22
Ismael F. C, Mancilha

Dia 24
Felipe B. Lermen

Dia 25

Julio C. B. Rodrigues

Dia 28
Fernando P. Bender
Luiz H. S. Junior

Tempo

Temp: °
Sensação: °
Umidade: %
Velocidade:  
Direção.: °
Barôm.:  
Mais detalhes

Eventos

 Jan   Fev 2015   Mar
DSTQQSS
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
Blog ESL

RSS

Brasileiros no curso promovido pela UEFA
20 de fevereiro de 2015 - 10:15
arbitroms2O árbitro do quadro mato-grossense, Wagner Reway, será um dos três brasileiros que irão representar a Conmebol no curso da UEFA, em março, na Suíça. Ele será acompanhado dos assistentes Eduardo Cruz, do Mato Grosso do Sul, e Danilo Manis, de São Paulo, selecionados pela Comissão de Arbitragem da CBF. Além das aulas com instrutores, Wagner, Eduardo e Danilo terão a oportunidade de apitar um jogo - a partida será na Suíça ou na França. Segundo o coordenador de instrução da Escola Nacional de Árbitros de Futebol e e instrutor da Conmebol, Wilson Seneme, o curso da UEFA visa a aumentar a experiência de árbitros jovens, com potencial de carreira internacional.



Francisco Silva Neto denuncia racismo na súmula
O São Paulo-RS pode se ver prejudicado pelo mau comportamento de um torcedor, que proferiu ofensas de cunho racial contra o segurança Érico Araújo, no primeiro tempo da derrota por 2 a 1 para o Inter, no último domingo, no Aldo Dapuzzo. O árbitro da partida, Francisco da Silva Neto, registrou a ocorrência em seu relato na súmula publicada na segunda-feira no site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). "No final da partida fui informado pelo delegado da partida e pelo 4º árbitro sobre uma ocorrência feita pela Brigada Militar com um torcedor do SC São Paulo, por injúria racial, conforme boletim de ocorrência que está em anexo na súmula", destacou o árbitro. Cerca de 30 minutos após gritar contra o integrante da delegação colorada, o torcedor foi identificado, admitiu a ofensa e acabou preso pela Brigada Militar. Tanto o suspeito quanto Araújo foram levados à delegacia em Rio Grande, mas o torcedor acabou liberado no final da noite de domingo. De acordo com o delegado Gilnei Albuquerque, o torcedor não confirmou as ofensas após a partida e a autuação não foi possível devido à falta de testemunhas. O caso ainda será investigado.

Fonte: GloboEsporte


Árbitro mineiro decide processar Ganso
ricardo-marques-ribeiroO árbitro Ricardo Marques Ribeiro, do quadro da Federação Mineira de Futebol, vai processar o meia do São Paulo, Paulo Henrique Ganso, pelas ofensas ditas pelo jogador ao fim do clássico com o Corinthians, na última quarta-feira, pela Libertadores. Ribeiro vai acionar o departamento jurídico da Associação Nacional dos Árbitros do Futebol (Anaf) para tentar uma punição ao jogador. Ribeiro é diretor de assuntos internacionais da entidade e apitou o clássico vencido por Corinthians por 2 a 0 na última quarta-feira. No jogo, recebeu muitas reclamações do são-paulinos no lance do gol marcado por Jadson. No lance, Emerson teria cometido falta no lateral-direito Bruno antes de roubar a bola e armar o contra-ataque que culminou com o gol.Os jogadores do clube do Morumbi se irritaram com a jogada e Ganso reclamou após a partida. "Aquilo não foi erro, foi roubo. Se tivesse o Serginho Chulapa no vestiário ele ia lá e batia no árbitro. Mas hoje em dia não pode mais isso no futebol", disse o meia ao SporTV ao deixar o campo. "O que ele (árbitro) fez foi palhaçada. Ele tinha que sair de camburão daqui", comentou. A Conmebol ainda não se pronunciou sobre o incidente, mas também pode punir o meia em pelo menos dois jogos. O Regulamento Disciplinar da Conmebol prevê sanções para quem tomar atitudes consideradas agressivas ou difamatórias durante os torneios da entidade.
Fonte: Folha Vitória




 

Outras notícias da bola e do apito

Para Valdir Bicudo apito da terra da garoa pode estar em crise
Na avaliação do analista de arbitragem Valdir Bicudo, colunista do Portal ParanaOnline, a decisão da Conmebol de escalar uma equipe de arbitragem neutra para mediar as ações no primeiro confronto entre as equipes do Corinthians e do São Paulo, o clássico Majestoso, válido pela Copa Libertadores da América, marcado para acontecer na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, pode ser um indicativo de crise na arbitragem paulista, tradicionalmente uma das mais profícuas do país. Clique aqui e leia a análise no blog do Bicudo.



Árbitros portugueses exigem respeito
A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), numa ação conjunta com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), vai apresentar uma campanha que visa alertar para os atos de violência de que os árbitros têm sido alvo nas últimas épocas. No último fim de semana voltaram a acontecer agressões a oito juízes, em jogos do futebol distrital e de formação, factos que levaram a APAF a avançar com esta chamada de atenção para o problema. Caso a campanha não tenha os resultados pretendidos, os árbitros poderão extremar posições, inclusive com uma greve. Assim, nos jogos deste final de semana, todos os elementos das equipas de arbitragem das partidas de todos os escalões vão entrar em campo usando uma t-shirt branca apenas com a palavra Respeito inscrita.

Fonte: Record


Collina quer mudar as regras do  jogo

O diretor de arbitragem da Uefa, Pierluigi Collina, afirmou na sexta-feira passada que é preciso mudar as regras do futebol. Em entrevista ao jornal "Gazzetta dello Sport", o italiano criticou principalmente as leis para a marcação do impedimento. Na opinião do ex-árbitro, algo precisa ser feito para evitar os erros que têm acontecido nos últimos anos. "Você não pode esperar que um bandeirinha possa avaliar uma questão de centímetros. Não é algo que um ser humano possa fazer. Ao mesmo tempo, seria paradoxal para aceitar o erro só porque é impossível avaliar. Alguém precisa lidar com isso o mais rápido possível e encontrar um equilíbrio diferente para a regra." Collina foi o árbitro da final da Copa de 2002. Naquela ocasião, no Mundial da Coreia do Sul e do Japão, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 e ficou com o caneco. Outro assunto debatido pelo diretor da Uefa refere-se a bola na mão. "Isso se torna complicado, porque foi feita uma tentativa de classificá-lo com uma série de fatores que vão muito além do significado literal do termo intencional. A maior diferença entre o que um árbitro vê e o que é mostrado na TV é que, quando você diminuir a imagem para baixo, você muda a percepção. Quase todas as bolas na mão parecem voluntários dependendo do ângulo. A realidade, porém, pode ser diferente." O ex-árbitro também comentou a possibilidade de um terceiro cartão ser utilizado em partidas oficiais. Na opinião de Collina, algumas infrações poderiam ser punidas desta maneira, evitando, por exemplo, um cartão vermelho por um lance que não seja violento."
Fonte: GloboEsporte


Renato Marsiglia renova contrato  com a Globo
Um dos comentaristas de arbitragem de futebol com mais tempo de atividade no Brasil, Renato Marsiglia renovou seu contrato com a Globo. Marsiglia renovou por mais quatro anos, se garantindo no canal até 2019. Desta forma, o ex-árbitro completará 20 anos na Globo, já que é contratado desde 1998. Renato Marsiglia foi um dos principais juízes dos anos 90, apitando a final do Campeonato Brasileiro de 1993, onde o Palmeiras se sagrou campeão, e representou a arbitragem brasileira na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, onde a Seleção Brasileira se sagrou tetracampeã. Renato foi contratado pela Globo para, na época, ser o terceiro comentarista de arbitragem de futebol, juntamente com Arnaldo Cézar Coelho e José Roberto Wright, hoje no Esporte Interativo. Seu desempenho, que é bastante elogiado, o fez ser o segundo, atrás de Arnaldo, que está na Globo desde 1989 e é dono até de uma afiliada global no interior do Rio de Janeiro.
Fonte: RegiãoNoroeste.com
  



Terra

Globo

Folha

Lance



DIRETORIA INFORMA

  • EDITAL DE CONVOCAÇÃO: ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
  • O Presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do RS, no uso de suas atribuições legais e referendado pelo Estatuto da Entidade, Art 22 e Parágrafo 1º do Art. 23, Título II, vem através do presente, convocar todos os árbitros associados em pleno gozo de seus direitos sociais, conforme Parágrafo 1º do Art 21, a participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se dia 27 de fevereiro de 2015, na sede deste Sindicato, sito na Av. Borges de Medeiros, nº 308, salas 141 e 142, Centro, nesta Capital, às 18h30, em primeira convocação com quórum legal de votação e, às 19h, em segunda e última convocação, com qualquer número de presentes, com a seguinte Ordem do Dia: deliberar sobre a prestação de contas do exercício de 2014 e Assuntos  Gerais.
  • Porto Alegre-RS, 11 de fevereiro de 2015.
  • Carlos Alberto Nunes de Castro - Presidente do SAFERGS. 

 

  • FGF faz reunião para aprimorar desempenho de árbitros e assistentes
    A Federação Gaúcha de Futebol está convocando os árbitros e árbitros assistentes da letra A e árbitros da letra B, da Capital, que estão a disposição da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF/RS), para que compareçam a uma reunião técnica que será realizada no dia 3 de março, terça-feira, às 19 horas, no plenário na sede da entidade. Na ocasião serão analisados vídeos com jogos do Gauchão e transmitidas orientações técnicas para os árbitros e assistentes. A FGF salienta a importância da presença de todos para o aprimoramento do desempenho da arbitragem gaúcha.


  • Assembleia de Trabalho da ANAF será em Porto Alegre no final de março
  • Nos dias 27 e 28 de março será realizada em Porto Alegre (RS) a Assembleia de Trabalho da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF). O primeiro encontro do ano da entidade acontecerá no Hotel SESC Campestre. O presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Sul (SAFERGS), Carlos Alberto Nunes da Castro, será o anfitrião do evento, que é realizado anualmente com o objetivo de tratar de assuntos administrativos e encaminhar as lutas da categoria nos estados e em nível nacional. As assembleias e congressos da ANAF são marcados pela organização e por amplos debates, que geram propostas e conclusões extremamente importantes para a categoria. Por tal razão, a ANAF espera, com o apoio do SAFERGS, realizar mais um grande evento, capaz de impulsionar as ações que serão deflagradas neste ano de 2015. Esperamos todos em Porto Alegre no final de março. Nos encontraremos nesse querido estado brasileiro, vitorioso no esporte e com uma grande tradição em arbitragem de excelência.
  • Fonte: ANAF

  • FGF adia teste teórico para profissionais das letras B, C e do Interior
    Em comunicado publicado no seu site da internet, a Federação Gaúcha de Futebol informa para os árbitros e árbitros assistentes da letra B, da letra C e do Interior que o teste teórico foi adiado, com data de realização a ser marcada posteriomente, pois a FGF deseja que o mesmo seja realizado na nova sede da entidade, onde haverá espaço suficiente para acolher a arbitragem. Os testes físicos não sofreram nenhuma alteração quanto a sua realização.

 

MARCA DA CAL

Na edição, entrevista com o presidente da ANAF, Marco Antônio Martins, e matéria especial sobre a temporada da arbitragem em 2015. O jornal também reporta as assembleias que aprovaram mensalidade de 1%, contribuição sindical de 2% e a formatação de um código de ética para o SAFERGS.

 capa_marca_da_cal_dez_2014
Edições anteriores


pdf marca_da_cal  ago_set_2014
pdf marca_da_cal  mar_abr_2014
pdf marca_da_cal
 nov_dez_2013
pdf
marca_da_cal
 jan_fev_2013
pdf marca_da_cal
 nov_dez/2012
pdf marca_da_cal
 jul_ago/2012
pdf marca_da_cal
 mai_jun/2012
pdf marca_da_cal
 mar_abr/2012
pdf marca_da_cal
 jan_fev/2012
pdf marca_da_cal
 set_out/2011
pdf
marca_da_cal  jul_ago/2011
pdf marca_da_cal
 mai_jun/2011
pdf
marca_da_cal
 mar_abr/2011
pdf marca_da_cal  jan_fev/2011
pdf marca_da_cal  dezembro/2010
pdf marca_da_cal
 outubro/2010
pdf marca_da_cal  agosto/2010
pdf marca_da_cal  junho/2010
pdf marca_da_cal abril/2010
pdf marca_da_cal  fevereiro/2010
pdf marca_da_cal   janeiro/2010
pdf marca_da_cal dezembro/2009 
pdf marca_da_cal jul/ago_09
pdf marca_da_cal  junho/2009 
pdf  marca_da_cal março/2009
pdf marca_da_cal  fevereiro/2009
pdf  marca_da_cal dezembro/2008
pdf marca_da_cal
novembro/2008
pdf marca_da_cal
outubro/2008
pdf marca_da_cal
setembro/2008
pdf marca_da_cal agosto/2008
pdf marca_da_cal
julho/2008
pdf marca da cal
junho/2008
pdf marca_da_cal maio/2008
pdf marca_da_cal
março_abril/2008
pdf marca_da_cal fevereiro/2008 
pdf marca_da_cal
janeiro/2008 
pdf marca_da_cal nov/dez/2007
pdf marca_da_cal outubro/2007
pdf Marca_da_Cal setembro/2007
pdf Marca_da_Cal agosto/2007
pdf Marca_da_Cal julho/2007
pdf Marca_da_Cal junho/2007
pdf Marca_da_Cal_ maio/2007
pdf Marca_da_Cal abril/2007
pdf Marca da Cal março/2007
pdf Marca da Cal fevereiro/2007 
pdf Marca da Cal dezembro/2006 











DIRETORIA INFORMA

 

  • Unidade sindical
  • A diretoria ressalta que o fardamento fornecido pelo Sindicato aos associados deve ser utilizado somente nas competições promovidas pela CBF, FGF e nos torneios, campeonatos e eventos esportivos cuja arbitragem seja da responsabilidade do SAFERGS.

 

  • Escalas do apito e das bandeiras
  • Tendo em vista os diversos campeonatos cuja arbitragem é administrada pelo SAFERGS, a diretoria enfatiza aos associados a importância de participar de tais competições. Para isto, basta deixar o seu nome na lista da secretaria do Sindicato. Além de proporcionar experiência aos iniciantes, estes jogos são oportunidades valiosas para o aprimoramento físico-técnico.

  • Participação democrática
  • A diretoria do SAFERGS comunica que é aberta a participação de todos os associados nos campeonatos cuja arbitragem é responsabilidade da entidade, em razão de contratos firmados. Para se habilitar à escala, árbitros e assistentes devem comunicar sua intenção e disponibilidade à secretária do Sindicato, pessoalmente ou através do telefone (051) 3226-0150 ou do email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . Participar de tais competições proporciona não apenas uma bem-vinda renda extra, como se constitui numa excelente oportunidade para acúmulo de experiência a aprimoramento profissional.

  
 Legislação
Filie-se

logo_anaf_02 fgf conmebolcbf
Av. Borges de Medeiros, 308, SL 141/142 - Porto Alegre - RS CEP 90.020-020
Fone: (051) 3226-0150. Fax: 3227-9074