Parceiros

crmentz
Farmacia
S.O.S Consultas Médicas

Galeria

Pesquisa

Aniversários/Novembro


Dia 01       
Josué Lauxen   

Dia 02       
Cosme Ortiz Abenel   
Leonardo S. Oliveira   
Volnei Fagundes   

Dia 03       
Fabio de Mello

Dia 04

Renan Gayeski Ramos

  
Dia 05   
   
Maicon S. Zuge
  
Dia 06       
Marcio H. G. Batista   
Silvio C. J. Oliveira 
 
Dia 10
Letieren  S. Moreira       
Luiz R. P. Guaranha 
 
Dia 11   
   
Andre S. Bitencourt   
Arthur V. R. Brasil   
Cezar A A Silva


Dia 12   
   
Fernanda Cardones   

Dia 14       
Lucas Both       
Paulo R. Q. Nonnemmacher

Dia 15       
Diego H. Hemmig

Dia 16
Marcelo Vargas 
 
Dia 17       
Wilson L. Mastella 
 
Dia 18       
Edemar L. Palmeira   
José C. Rosa
  
Dia 19       
André Veras       
José O D Bitencourt
   
Dia 22       
Djalmo M. Passos
José L. Vicente
   
Dia 23       
Paulo R. P. Oliveira
   
Dia 26       
Gomercindo A Silva
Vinicius C. N. Silva 
 
Dia 28 
      
Rodrigo M Guilherme   

Dia 29
Cesar M. Burigo       
Fernando R. Horbach 
 
Dia 30
       
Ricardo L. Muller
  

Tempo

Temp: °
Sensação: °
Umidade: %
Velocidade:  
Direção.: °
Barôm.:  
Mais detalhes

Eventos

 Out   Nov 2014   Dez
DSTQQSS
   1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
30 
ASIC Resources

RSS

Sindicato congratula Lajeadense, o campeão da Supercopa Gaúcha
19 de novembro de 2014 - 10:52
fabrcio-correaO SAFERGS manifesta os parabéns aos jogadores, dirigentes e torcedores do Lajeadense pela conquista da Supercopa Gaúcha, ocorrida depois da vitória pelo placar de  2 a 1 sobre o Novo Hamburgo na tarde de domingo, dia 23, no campo da Arena Alviazul, em Lajeado. O resultado qualificou o Lajeadense a participar da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série D em 2015. Por oportuno, o Sindicato igualmente congratula, pelo bom trabalho realizado, o quarteto de arbitragem que trabalhou na decisão, formado pelo árbitro Fabrício Neves Correa (foto), os assistentes José Antonio Chaves Franco Filho e Carlos Eduardo Selbach e o quarto árbitro Lucas Horn.



EDITAL DE CONVOCAÇÃO: ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e referendado pelo Estatuto da Entidade, Art. 22 e  Parágrafo 2º do Art. 23,  Título II, vem através do presente, convocar todos os árbitros associados em pleno gozo de seus direitos sociais, conforme Parágrafo 1º do Art. 21, a participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se  no dia 04 de dezembro de 2014, na sede deste Sindicato, sito na Av. Borges de Medeiros, nº 308, salas 141 e 142, Centro, nesta Capital, às  18:30 horas em primeira convocação com quorum legal de votação e às 19:00  horas em segunda e última convocação com qualquer número de presentes, com a seguinte Ordem do Dia: proposta orçamentária para exercício do ano de 2015;  fixação da contribuição social e sindical para o exercício do ano de 2015; e assuntos gerais. 
Porto Alegre-RS, 19 de novembro de 2014.

(a) Carlos Alberto Nunes de Castro - Presidente do SAFERGS.


EDITAL DE CONVOCAÇÃO:ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e referendado pelo Estatuto da Entidade, Art. 22 e  Parágrafo 3º do Art. 23,  Título II, vem através do presente, convocar todos os árbitros associados em pleno gozo de seus direitos sociais, conforme Parágrafo 1º do Art. 21, a participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a realizar-se  no dia 04 de dezembro de 2014, na sede deste Sindicato, sito na Av. Borges de Medeiros, nº 308, salas 141 e 142, Centro, nesta Capital, às  20 horas em primeira convocação com quorum legal de votação e às 20:30 horas em segunda e última convocação com qualquer número de presentes, com a seguinte Ordem do Dia:  apreciação, discussão e aprovação   do Código de Ética do SAFERGS. 

Porto Alegre-RS, 19 de novembro  de 2014.
(a) Carlos Alberto Nunes de Castro - Presidente do SAFERGS.



 

Outras notícias da bola e do apito

Documentos necessários exigidos pela FGF para a temporada 2015
A Federação Gaúcha de Futebol divulgou no dia 20 de novembro a documentação
necessária para que os árbitros e árbitros assistentes da Capital, à disposição da entidade, habilitem-se a participar da temporada 2015 do futebol gaúcho. Anote os documentos e fique ligado nos prazos de entrega e realização do teste físico.

Entrega da documentação para as letras A e B - Capital:
- Ficha Cadastral preenchida. (Modelo novo enviado por email; caso não tenha recebido entre em contato com a FGF).
- Foto 2 X 2 de frente, atualizada, com o fardamento preto de árbitro (oficial) com fundo claro e sem publicidade. A foto só será aceita se estiver dentro deste padrão.
- Eletrocardiograma de esforço com validade de 1 ano.
- Atestado médico de sanidade mental em que conste que o paciente esteja apto a exercer a função de árbitro de futebol.
- Atestado oftalmológico em que conste que o paciente esteja apto a exercer a função de árbitro de futebol.
- Certificado de escolaridade atualizado.
- Certidões negativas dos fóruns cível e criminal.
- Certidão negativa do SPC.
- Certidão negativa do SAFERGS.

18 de janeiro de 2015 é data limite de entrega de todos os documentos, que deverão ter validade a partir de dezembro de 2014. A entrega deve ser feita na sede da Federação Gaúcha de Futebol, junto ao Departamento de Árbitros. Atenção para as seguintes condições:
a) Os árbitros e assistentes que não entregarem toda a documentação no prazo estipulado não concorrerão à escala.
b) Somente será aceita a documentação completa. Favor não entregar faltando algum dos documentos.
c) A FGF solicita que os profissionais do apito e das bandeiras não deixem para a última hora a entrega dos documentos.
d) A FGF estará fechada de 22 de dezembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015, em virtude de férias coletivas.

Avaliação física para os árbitros e assistentes das letras A e B - Capital

Data: 28 de janeiro de 2015.
Horário: 7h30 para os árbitros e a partir das 8h30 para os árbitros assistentes.
Local: Pista atlética do CETE (Centro Estadual de Treinamento Esportivo), localizado na rua Gonçalves Dias, nº 628, bairro Menino Deus, Porto Alegre.
Atestado médico: por ocasião da realização do teste físico, deverá ser apresentado ao professor Nascimento atestado médico de aptidão física.
Fardamento: deverá ser usado camisa branca, calção preto e meias brancas, ou outro, se assim a CEAF/RS determinar. O colete numerado será fornecido pela FGF.
Re-Teste: será realizado no dia 24 de fevereiro de 2015, no mesmo local e horário. As despesas correrão por conta dos árbitros e árbitros assistentes participantes, se houver necessidade de reavaliação. Após o re-teste caso haja reprovação ou não comparecimento uma nova avaliação se dará a partir de 1º de julho de 2015. Para ver o comunicado original da FGF, clique
aqui.



Mulheres reclamam do machismo na arbitragem de futebol
A auxiliar de arbitragem Fernanda Colombo Uliana trocou o quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF) pelo da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) no início do mês. Nada de incomum no mundo do esporte. O motivo da mudança, no entanto, não ficou muito claro e trouxe questionamentos sobre a situação das mulheres no futebol brasileiro. Clique aqui e confira algumas opiniões sobre o assunto.
 

Árbitro confisca celular durante partida no Equador
No Equador aconteceu um caso insólito, e possivelmente nunca visto. Durante a partida entre as equipes do Universidade Católica e do Independiente Del Valle, referente à 16ª Jornada da  principal Liga do Pais, o árbitro da partida foi ao banco confiscar o telefone celular do treinador adjunto do Universidade Católica. No decorrer da partida o treinador da equipa da casa, Luís Gustavo Soler, foi expulso pelo árbitro da partida, entregando os "destinos" da sua equipe ao treinador adjunto. Até aqui tudo perfeitamente normal. Mas para estabelecer contato desde a bancada para o banco e dar as instruções ao seu adjunto, foi utilizada a comunicação via celular. O problema é que o árbitro viu e foi ao banco confiscar o aparelho do treinador  adjunto.
Fonte: Blog Arbitragem de Futebol


Futebol é suspenso na Grécia após árbitro ser agredido
A Federação Grega de Futebol anunciou na sexta-feira 14 de novembro a suspensão, por tempo indeterminado, de todos os campeonatos profissionais de futebol do país. Mais cedo, um árbitro aposentado foi agredido por dois homens em Atenas, capital da Grécia, causando insegurança entre os juízes. Christoforos Zografos, de 45 anos, foi árbitro do quadro da Fifa e se aposentou recentemente, assumindo o cargo de diretor assistente do Comitê Central de Arbitragem da Federação Grega. É ele um dos responsáveis por indicar árbitros para as partidas dos campeonatos locais.Na sexta-feira, ele foi agredido por dois homens que se aproximaram dele em uma motocicleta em Kolonos, região oeste de Atenas. Zografos foi internado em um hospital da capital enquanto a polícia ainda não tem pistas dos agressores. Em comunicado, a Federação Grega disse que não vai indicar árbitros para jogos até que "medidas imediatas" sejam tomadas para proteger os juízes.

Fonte: Estadão conteúdo


Sérgio Corrêa: "Um árbitro não se forma em um forno de micro-ondas, mas sim no fogão a lenha."
Considerado pela Fifa e a Conmebol como um dos melhores diretores de arbitragem do futebol mundial, o ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol e atual diretor da CA/CBF, Sérgio Corrêa da Silva, há sete anos ininterruptos, tem a dificílima missão de escalar árbitros, assistentes, quarto árbitros, árbitros assistentes adicionais, assessores e delegados de arbitragem em todas as competições da CBF de fevereiro a dezembro de cada temporada.Não obstante o exposto, Corrêa da Silva, supervisiona as ações da Enaf, profere palestras e ministra cursos aos membros da Renaf, participa de seminários e congressos da Fifa e da Conembol sobre o tema arbitragem em diferentes partes do planeta. E, quando solicitado, atende aos profissionais da imprensa esportiva, para equacionar dúvidas sobre lances que envolvam polêmicas da arbitragem brasileira. Da sede da CBF no Rio de Janeiro, Sérgio Corrêa concedeu a entrevista a seguir ao analista de arbitragem Valdir Bicudo, do site Paranaonline. Confira
aqui.


Dupla Gre-Nal unida contra o racismo
Dentro da programação da V Semana Estadual da Consciência Negra, na quarta-feira 19 de novembro, a dupla Grenal deixou de lado a rivalidade e se uniu para falar sobre o enfrentamento do racismo no futebol. Ao lado do ex-árbitro e, hoje, comentarista de tevê Márcio Chagas da Silva, o presidente eleito do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, e o vice de futebol do Inter, Marcelo Medeiros, participaram de um painel para debater o tema, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. No evento, intitulado “Cartão Vermelho para o Racismo”, os participantes puderam compartilhar suas vivências no meio esportivo e aproveitaram a plateia, basicamente formada por estudantes, para ressaltar a importância da conscientização em torno de um tema delicado, que promoveu episódios marcantes em 2014. Márcio Chagas relembrou o fato recente que determinou a sua aposentadoria precoce. “Neste ano, eu passei por uma situação muito triste. Após ter sofrido xingamentos durante todo o jogo, ao sair do estádio, encontrei meu carro amassado por pontapés e com bananas espalhadas pela lataria”, contou o ex-árbitro, ao falar do episódio ocorrido em um jogo pelo Campeonato Gaúcho, em Bento Gonçalves. Chagas disse que a ocorrência deste fato, somada ao convite de uma emissora de tevê para ser comentarista de arbitragem, fez com que ele largasse o apito. “Estes debates são importantes para discutirmos um assunto tão delicado. A questão do preconceito é algo que vem de uma educação familiar, não apenas da escola”, advertiu. O ex-árbitro está confiante na mudança do comportamento que ainda persiste em uma minoria dos torcedores. “Eu espero que estes debates sirvam não só como alerta, mas também como o início da formação de uma consciência para que estes atos isolados sejam extintos”, acrescentou. A matéria de Deivison Ávila, publicada no Jornal do Comércio, continua aqui.



Terra

Globo

Folha

Lance



DIRETORIA INFORMA

  • Cerimônia de diplomação de novos árbitros em Caxias do Sul
  • No dia 28 de novembro, sexta-feira, a Delegacia do SAFERGS em Caxias do Sul realiza a cerimônia de entrega de diploma aos formandos do Curso de Formação de Árbitros de Futebol de Campo, promovido por aquela unidade sindical. O curso foi realizado no mês de outubro. A organização foi responsabilidade de Fernando Luis Bertin, o representante do Sindicato na cidade serrana, que contou com o auxílio dos colegas Juliano e Lauro. As aulas foram ministradas pelos instrutores do Departamento Técnico do Sindicato, na sede do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea. Aos formandos, os parabéns do SAFERGS. Sejam bem-vindos à categoria.
  • Festa de Final de Ano do SAFERGS
  • Data: 13/12/2014
  • Horário: 9h às 17h
  • Local: APAMECOR
  • Endereço: Rua Fernando Osório, nº 1156, Morro São Caetano, POA.
  • Os convites serão distribuídos e vendidos na Secretaria do SAFERGS e no local da Festa. Valor dos convites: Associados com mensalidade em dia e crianças até 12 anos não pagam. Associados inadimplentes e acompanhantes pagarão o valor de R$ 10,00.
  • Como chegar: veja o mapa

  • SAFERGS cumprimenta campeões das Copas Regionais e Sub-19
    O SAFERGS parabeniza as equipes do Lajeadense, Juventude e Novo Hamburgo pela conquista, respectivamente, da Copa Sul-Fronteira, Copa Serrana e Copa Metropolitana. A mesma congratulação estende-se à equipe do São José pela obtenção do título máximo da Copa Sub-19. Pelo excelente trabalho realizado, manifestamos igualmente os parabéns aos profissionais do apito e das bandeiras envolvidos nestes jogos decisivos.
     

 

MARCA DA CAL

O jornal apresenta matéria especial sobre o curso de arbitragem voltado para mulheres, ministrado pelo Departamento Técnico do Sindicato. Na entrevista, o professor Neco fala dos desafios do futebol feminino no RS. As ações sobre a profissionalização também estão na edição. 

 marca_agoset_14
Edições anteriores


pdf marca_da_cal  mar_abr_2014
pdf marca_da_cal
 nov_dez_2013
pdf
marca_da_cal
 jan_fev_2013
pdf marca_da_cal
 nov_dez/2012
pdf marca_da_cal
 jul_ago/2012
pdf marca_da_cal
 mai_jun/2012
pdf marca_da_cal
 mar_abr/2012
pdf marca_da_cal
 jan_fev/2012
pdf marca_da_cal
 set_out/2011
pdf
marca_da_cal  jul_ago/2011
pdf marca_da_cal
 mai_jun/2011
pdf
marca_da_cal
 mar_abr/2011
pdf marca_da_cal  jan_fev/2011
pdf marca_da_cal  dezembro/2010
pdf marca_da_cal
 outubro/2010
pdf marca_da_cal  agosto/2010
pdf marca_da_cal  junho/2010
pdf marca_da_cal abril/2010
pdf marca_da_cal  fevereiro/2010
pdf marca_da_cal   janeiro/2010
pdf marca_da_cal dezembro/2009 
pdf marca_da_cal jul/ago_09
pdf marca_da_cal  junho/2009 
pdf  marca_da_cal março/2009
pdf marca_da_cal  fevereiro/2009
pdf  marca_da_cal dezembro/2008
pdf marca_da_cal
novembro/2008
pdf marca_da_cal
outubro/2008
pdf marca_da_cal
setembro/2008
pdf marca_da_cal agosto/2008
pdf marca_da_cal
julho/2008
pdf marca da cal
junho/2008
pdf marca_da_cal maio/2008
pdf marca_da_cal
março_abril/2008
pdf marca_da_cal fevereiro/2008 
pdf marca_da_cal
janeiro/2008 
pdf marca_da_cal nov/dez/2007
pdf marca_da_cal outubro/2007
pdf Marca_da_Cal setembro/2007
pdf Marca_da_Cal agosto/2007
pdf Marca_da_Cal julho/2007
pdf Marca_da_Cal junho/2007
pdf Marca_da_Cal_ maio/2007
pdf Marca_da_Cal abril/2007
pdf Marca da Cal março/2007
pdf Marca da Cal fevereiro/2007 
pdf Marca da Cal dezembro/2006 











DIRETORIA INFORMA
  • Unidade sindical
  • A diretoria ressalta que o fardamento fornecido pelo Sindicato aos associados deve ser utilizado somente nas competições promovidas pela CBF, FGF e nos torneios, campeonatos e eventos esportivos cuja arbitragem seja da responsabilidade do SAFERGS.

 

  • Escalas do apito e das bandeiras
  • Tendo em vista os diversos campeonatos cuja arbitragem é administrada pelo SAFERGS, a diretoria enfatiza aos associados a importância de participar de tais competições. Para isto, basta deixar o seu nome na lista da secretaria do Sindicato. Além de proporcionar experiência aos iniciantes, estes jogos são oportunidades valiosas para o aprimoramento físico-técnico.

  • Participação democrática
  • A diretoria do SAFERGS comunica que é aberta a participação de todos os associados nos campeonatos cuja arbitragem é responsabilidade da entidade, em razão de contratos firmados. Para se habilitar à escala, árbitros e assistentes devem comunicar sua intenção e disponibilidade à secretária do Sindicato, pessoalmente ou através do telefone (051) 3226-0150 ou do email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . Participar de tais competições proporciona não apenas uma bem-vinda renda extra, como se constitui numa excelente oportunidade para acúmulo de experiência a aprimoramento profissional.

  
ANAF INFORMA

 

  • Os 17 anos da ANAF
  • A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) comemorou 17 anos de fundação no último dia 25 de outubro. A entidade foi constituída em 1997 para fins de formação, coordenação e representação legal dos árbitros de futebol. Desde a sua fundação, a ANAF desenvolve uma caminhada ascendente no fortalecimento da representação da arbitragem de futebol, alcançando especialmente nos últimos anos conquistas significativas para a categoria, entre elas a aprovação da lei da profissionalização da arbitragem. Constituída por número ilimitado de associados, a entidade tem como critério de admissão associados distribuídos nas seguintes categorias: a) presidente de sindicato ou associação regularmente filiada que represente os árbitros de futebol no seu estado; b) árbitro e árbitro assistente pertencente a lista internacional (FIFA) e a relação do quadro básico (CBF) de cada ano; c) ex-dirigente da ANAF com 50% (cinquenta por cento) de desconto nas contribuições citadas no Art.7o, e, d) ex-árbitro e ex-árbitro assistente que tenha integrado a lista FIFA ou da relação do quadro básico da CBF.

 

  • ANAF convida para XXXVI Congresso
  • A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol e o Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol convidam para o XXXVI Congresso Brasileiro de Entidades e dos Árbitros de Futebol, que se realizará nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2014, no Othon Palace Hotel, sito à Avenida Oceânica, 2294 – Salão Itapoã, Ondina – Salvador Bahia. A abertura do evento acontecerá no dia 28, às 20h, no auditório do hotel, com a presença de autoridades e dirigentes sindicais de todo o país. No dia seguinte, os trabalhos iniciam efetivamente com os debates, discutindo a organização da categoria e as perspectivas para melhorar as condições da arbitragem no Brasil. O evento termina no dia 30 com a aprovação da Carta de Salvador, contendo as principais deliberações do Congresso. A nova diretoria da ANAF, eleita para o quadriênio 2014/2018, será oficialmente empossada na cerimônia de abertura do XXXVI Congresso. Na mesma solenidade será entregue a Medalha 25 de Outubro, maior honraria da entidade, a personalidades ligadas a arbitragem brasileira.

  • ANAF integra órgão que vai fiscalizar clubes de futebol
  • Foi definida a formação do órgão que vai fiscalizar as contas dos clubes brasileiros para averiguar e definir possíveis sanções em caso de desrespeito a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE). Do conselho representativo farão parte CBF, clubes, Associação Brasileira de Executivos de Futebol (Abex), Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF), Fenapaf, patrocinadores e Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF). Cada integrante terá a incumbência de apontar um membro para o conselho executivo, quem realmente vai tomar as decisões. A ANAF vai indicar um nome que representará a arbitragem no órgão. O requisito é que a pessoa apontada tenha credencial de uma das organizações seguintes: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Federal de Educação Física (Confef), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) ou Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
  • Fonte: ANAF

 

 Legislação
Filie-se

logo_anaf_02 fgf conmebolcbf
Av. Borges de Medeiros, 308, SL 141/142 - Porto Alegre - RS CEP 90.020-020
Fone: (051) 3226-0150. Fax: 3227-9074